Assista ao vídeo e entenda mais sobre esta tecnologia.
A Tecnologia Pyroblast consiste em cápsulas classificadas como artifício pirotécnico sendo utilizadas no desmonte de rochas. A tecnologia não explosiva apresenta resultados de fragmentação semelhantes ao desmonte realizado através dos explosivos convencionais. O processo de ruptura do maciço acontece pela geração de gases que faz aumentar a pressão no interior dos furos, vencendo assim, a resistência dinâmica da rocha e produzindo as fraturas.
O Pyroblast é indicado para obras civis, mineração e limpeza de alto-forno. Ao utilizar esta metodologia, procura-se executar desmontes mais controlados e com baixa agressão ao meio ambiente. O produto tem desempenhado papel fundamental em obras em áreas de risco, barragens e desmonte secundário.
O risco de ultralançamento e geração de vibrações com o uso do Pyroblast pode ser considerado baixo. Em atividades de desmonte sem a utilização de cobertura, o raio de isolamento é de 100 metros. Enquanto em áreas com cobertura, o raio é de 20 metros.
O acionamento das cápsulas é prático e versátil, pois ocorre através de uma maleta elétrica de aproximadamente 3,0 kg de peso, facilitando a sua locomoção. Dessa maneira, é possível transportá-la para qualquer local.
Para a utilização do Pyroblast, não é necessário licenças especiais junto aos órgãos fiscalizadores. Além disso, não necessita de escolta armada para transporte e paiol para armazenamento.
A Trieste conta com uma equipe capacitada responsável pelo treinamento e capacitação de todos os clientes para execução correta, segura e eficiente do produto.
O Pyroblast nos agregou muito, pois funciona perfeitamente da mesma maneira que o explosivo. Entretanto, não precisa da burocracia do explosivo como escolta armada e licenças. Além disso, outra vantagem é o baixo ruído, já que não possui cordel detonante exposto ao ar livre.
O Pyroblast tem nos ajudado principalmente em relação a sua agilidade, além disso, houve uma melhoria na fragmentação do desmonte secundário. A falta de agilidade nos atrapalhava muito antes do Pyroblast, pois temos uma mina muito dinâmica e semi-compacta.
A IF Fragmentação foi criada em parceria com a Trieste para desenvolver o desmonte de rochas na região norte do país. Devido ao excelente resultado e praticidade do Pyroblast, a IF se tornou referência na região. O Pyroblast veio para solucionar problemas complexos do desmonte de rochas em áreas pontuais, que era um gargalo na construção civil.
Qual a documentação necessária para adquirir o Pyroblast?
Para adquirir o nosso produto não é necessária nenhuma documentação específica exigida pela legislação vigente. Entretanto, a Trieste exige que a empresa seja da área de desmonte e possua equipe técnica com experiência (Eng de Minas, Blaster, Tec. em Mineração). Após o cadastro aprovado, um de nossos técnicos vai in loco treinar a equipe técnica do cliente.
Qual a diferença entre a tecnologia Pyroblast e os explosivos convencionais?
A decomposição do composto químico presente na tecnologia Pyroblast se classifica como deflagração, ou seja, é uma decomposição química por transferência térmica. De acordo com Silva (2019), a reação nesse tipo de decomposição alcança velocidades de detonação variando de 100 m/s a 1.500 m/s, podendo atingir uma pressão de detonação de 50 MPa e temperaturas na faixa de 1.270 °C a 2.270 °C. Assim, a deflagração da cápsula Pyroblast (Softbreaker) gera baixa velocidade de queima e baixa pressão de detonação. Dessa maneira, pode ser utilizada com segurança em áreas de risco
A tecnologia Pyroblast é um explosivo?
Não. O Pyroblast é definido como um artifício pirotécnico e consiste em uma cápsula geradora de gases. A cápsula foi projetada para deflagrar ao invés de detonar como nos explosivos convencionais. A expansão do volume de gases é rápida, mas lenta quando comparada a detonação dos explosivos.
De acordo com a Classificação das Nações Unidas de Substâncias Perigosas ele se enquadra na subclasse 1.4S: Substâncias e artigos que não apresentam risco significativo. Além disso, a Tecnologia Pyroblast é patenteada e está homologada pelos critérios e exigências do Exército Brasileiro, estando dispensada do controle dos órgãos fiscalizadores, quanto ao USO, COMÉRCIO e TRANSPORTE *. (*) Exceto o transporte da fábrica até a distribuidora, portos e aeroportos.
O Pyroblast pode ser utilizado em áreas urbanas?
Sim, como o raio de segurança é baixo com desmonte coberto, ele é facilmente utilizado e controlado em obras urbanas.
Posso transportar o produto de uma obra para outra?
Sim, com a guia de tráfego entregue com a nota fiscal, é possível transportar a mercadoria para diferentes obras do mesmo cliente.
Em galerias, túneis e rocha confinada, o Pyroblast funciona?
Sim, o produto trabalha bem em rochas confinadas e com face livre. Caso o cliente opte por um trabalho mais rápido e eficiente é possível utilizar os acendedores temporizados que facilitam a quebra nesse tipo de obra. Outro ponto positivo é a baixa geração de finos.
O Pyroblast pode ser utilizado na presença de água?
Sim. O produto pode ser usado em furos onde há a presença de água, sem apresentar nenhum prejuízo ao resultado da fragmentação. Resistência a água: 5 a 7 horas.
Converse com um de nossos especialistas e saiba como a tecnologia Pyroblast | Soft Breaker pode ajudar sua empresa a potencializar seu negócio.
Entraremos em contato para tirarmos suas dúvidas
Trieste Tecnologia em Fragmentação e Trading